
A "RomantHis" é uma revista científica de acesso aberto sobre o Longo Século XIX no Mundo Português, entendido num sentido lato, enquadrando quatro grandes vertentes: História, Arte, Cultura e Património.
CHAMADA DE ARTIGOS
Encontra-se aberta em permanência a chamada de artigos inéditos para a revista científica "RomantHis" – publicação digital de acesso aberto da responsabilidade do Grupo "Saudade Perpétua" e propriedade da HistóriaSábias - Associação Cultural. A revista é publicada anualmente no Outono, com os artigos que sejam submetidos até ao final do mês de Março e venham a ser aprovados após o processo de revisão científica anónima por pares.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
1. São admitidos na revista três tipos de artigos inéditos:
a) Artigos de fundo (ou seja, artigos mais extensos do que o habitual), os quais poderão perfazer cerca de 15.000 a 50.000 palavras;
b) Artigos de extensão padrão, com cerca de 2.000 a 15.000 palavras;
c) Artigos curtos, ou verbetes, com cerca de 500 a 2.000 palavras.
2. Os artigos de fundo e os artigos de extensão padrão devem incluir sempre, e por esta ordem:
a) título e nome do autor (ou autores);
b) resumo com um máximo de 300 palavras e, pelo menos, 3 palavras-chave (podendo também ser incluída uma tradução do resumo para inglês, espanhol, ou para outro idioma que mais se adeqúe ao tema do artigo);
e) introdução sucinta, desenvolvimento, e conclusão;
f) lista de fontes e bibliografia consultadas – podendo não ser incluída esta lista, caso as fontes e bibliografia estejam mencionadas de modo não abreviado em notas de rodapé ao longo do texto.
3. Para os artigos curtos, ou verbetes, não é necessário elaborar resumo.
4. Cada proponente poderá submeter vários artigos curtos, ou verbetes.
5. Para o limite de palavras dos artigos de fundo poderá não ser considerado um eventual anexo documental, desde que este anexo contenha apenas transcrições de diários, cartas, ou outros documentos inéditos da Época Romântica considerados muito relevantes.
6. Os autores que queiram incluir a afiliação institucional, uma nota bio-bibliográfica, o endereço de correio electrónico, ou eventuais agradecimentos; poderão fazê-lo na primeira nota de rodapé do artigo, cuja chamada deverá surgir no final do nome do respectivo autor, logo abaixo do título.
7. Todos os artigos têm de ser submetidos em ficheiros com extensão "docx", "doc" ou "odt" e podem seguir qualquer norma de citação geralmente usada em artigos científicos, assim como qualquer norma ortográfica, conquanto haja uniformidade ao longo de todo o texto. Independentemente da norma adoptada, as chamadas para nota devem estar sempre inseridas imediatamente antes da pontuação.
8. Todos os artigos – sejam mais extensos, de extensão padrão, ou mais curtos – terão revisão científica anónima feita por pares e poderão ser submetidos noutro idioma que não o português, desde que não se desenquadrem da temática da revista.
9. As imagens que ilustram cada artigo devem seguir em ficheiros à parte, na cor original e com a melhor qualidade possível, podendo ter as extensões JPG, TIF, PDF ou PNG. Os ficheiros de imagem devem estar numerados sequencialmente e, seguindo essa mesma numeração, ao longo do texto devem ser assinalados os locais aproximados onde as imagens terão de entrar. Em cada local assinalado ao longo do texto para a inserção de uma imagem, deverá constar a respectiva legenda. No final de cada legenda, deverão ser mencionados os créditos da imagem, salvo se os mesmos forem mencionados à parte (em nota de rodapé ou noutro ponto do texto).
10. Os autores devem certificar-se de que poderão publicar nos seus artigos todas as imagens que submetem, não se responsabilizando a coordenação da revista por eventuais questões autorais que derivem da utilização de imagens de terceiros sem permissão.
11. Sempre que possível, os autores devem propor uma imagem de boa qualidade para frontispício do seu artigo, aplicando-se a esta imagem a mesma norma quanto à indicação dos respectivos créditos. Na ausência de proposta de imagem para frontispício, a coordenação da revista poderá escolher uma que seja alusiva ao tema do artigo.
12. Não é imposto um limite de imagens por cada tipo de artigo, valendo a regra do bom senso. Contudo, caso o artigo seja de fundo e possua anexo documental, este anexo só poderá conter imagens em casos devidamente justificados, nomeadamente quando as imagens sejam, elas próprias, os documentos inéditos a publicar; ou quando os originais dos documentos transcritos sejam acompanhados de ilustrações.
13. Os ficheiros de texto dos artigos e os respectivos ficheiros de imagem devem ser enviados para revista@romanthis.pt. Caso os ficheiros ultrapassem o total de 30 Mb, aconselha-se o envio para o mencionado endereço através de um sistema de partilha de ficheiros (como o Wetransfer, o Mega, ou o Dropbox).
14. Os autores deverão acatar as observações feitas anonimamente pelos revisores científicos. Não concordando com alguma dessas observações, deverão justificá-lo no próprio texto.
15. A revisão de provas é da responsabilidade de cada autor, que terá um prazo razoável para proceder à referida revisão. Na fase de revisão de provas não poderão ser feitas alterações substanciais aos textos, mas somente pequenas correcções.
16. A propriedade intelectual dos artigos submetidos pertence aos autores, que concedem à coordenação da revista os direitos de edição e publicação.
17. A revista "RomantHis" é estritamente de carácter científico, em acesso aberto e sem fins lucrativos. Pela publicação dos artigos, não é exigido aos autores qualquer pagamento, seja directo ou indirecto.
18. A utilização abusiva da chamada "Inteligência Artificial", em artigos submetidos, é factor de recusa.
19. A submissão de artigos para a revista "RomantHis" pressupõe o conhecimento e a aceitação de todas estas normas.

